sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Brasil Indígena

Minha família se originou dos índios. Minha nação se originou dos índios. Na verdade, no Brasil, no século XIV, só tinha índio. As vezes, por nossa cultura ser muito diferente da deles, achamos que a nossa é melhor. Mas, o que seria da nossa sem a deles? Seríamos uma cópia da Europa, com poucos traços africanos.
Quando eu era criança, ouvia muito a professora dizer que quem descobriu o Brasil foram os europeus mas, na realidade, os índios já estavam aqui. Você pode até dizer que o descobrimento que falam é a civilazação. Mas o índio não tinha civilização? Lógico que sim, e muito rica, por sinal.
Já dizia Darcy Ribeiro: "Como descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre marcados pelo exercício da brutalidade".
Após a chegada dos portugueses, muita coisa mudou: como os índios cultuavam a natureza, os europeus acharam bom catequizá-los porque não só livraria aqueles "pobres seres" do inferno, como também os amansaria e, assim, seriam melhores como escravos. Mas não foi bem isso que aconteceu! Os índios não se deram por vencidos, por isso, os portugueses trouxeram os africanos, que eram mais fáceis de "domar".
Da cultura indígena, podemos citar, daquilo que herdamos, o costume de dormir em redes, o cultivo e a alimentação por raízes como o inhame, a macaxeira, entre outros; os costume de tomar banho todos os dias, o que não era costume dos europeus. Enfim, podemos, com toda a certeza, dizer que os índios contribuíram e muito para o Brasil atual.